21 de out. de 2008

Curso Aplicação de Design Têxtil


O Curso de Tecnologia em Design de Moda, da Universidade Católica de Pelotas, oferece aos alunos e demais interessados um novo projeto de extensão. O ‘Curso Aplicação de Design Têxtil’ será ministrado pela Artista Visual Letícia Costa Gomes e acontecerá na sala Moda 2, Campus II da UCPel. Com previsão de início dia 27 de outubro, serão cinco encontros de segunda à sexta, a partir das 18:30h até 21:00h, com término em 31 de outubro. Todos os participantes receberão certificado. A coordenação é da professora Lígia Osório, com colaboração da professora Daniela Palazzo.
De acordo com Letícia, “o ‘Curso Aplicação de Design Têxtil’ pretende auxiliar os participantes no processo de concepção de estamparia, estimulando-os, através de textos especializados e exercícios práticos, a externar sua criatividade. A busca de equilíbrio na composição visual faz surgir estampas únicas e exclusivas - geradas por processos artesanais de padrões personalizados, sobre os mais diversos tipos de tecidos.
São inúmeras as possibilidades de criação, e como resultados surgem estampas ímpares que podem ser aplicadas diretamente sobre o tecido inteiro, chamada Estamparia Corrida - ou aplicada em partes de peças do vestuário ou em utilitários (bolsas, almofadas) – conhecida como Estamparia Localizada."
As inscrições estão abertas no valor de R$ 40,00 e as vagas são limitadas. Os interessados devem procurar A SDRA – Central de Atendimento no saguão do Campus I da Universidade. Informações pelo telefone 2128-8243.

Blog da artista: estudiocollore.blogspot.com


7 de out. de 2008

Convite: abertura de exposições dia 08/out, Secult/Pelotas/RS/Brasil

Exposição "Coisa Esquecida na Caixa de Pandora"

Local: Sala Frederico Trebbi, Praça Coronel Pedro Osório, 101 - Pelotas/RS/Brasil
Promoção: Secretaria de Cultura de Pelotas
Abertura: 08 de outubro de 2008, 20h
Visitação: 08 à 31 de outubro de 2008

Obra: Coisa Esquecida na Caixa de Pandora
Artista: Letícia Costa Gomes
Técnica: gravura/instalação
Ano: 2008
Site: estudiocollore.blogspot.com

6 de out. de 2008

Vernissage Secult/Pelotas: 08/outubro, 20:00h

Música e Arte no vernissage das novas exposições da Secult

A diretoria de Artes Visuais convida a todos para o vernissage de abertura das novas exposições, em cartaz a partir do dia 8 de outubro, às 20h30 nas Salas Antônio Caringi e Inah D’Ávila Costa, localizadas no Centro Cultural Adail Bento Costa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A Sala Antônio Caringi abrigará a exposição “No caminho do Mouse”, onde a artista plástica, Inês Rosenthal revela um olhar pessoal na era digital através de imagens impressas em adesivos. Na Sala Inah D’Ávila Costa, o diretor de Artes Visuais da Secult, Samuel Sacramento, comemora a participação do renomado artista plástico, Túlio Oliver, que desenvolveu uma exposição diferenciada, onde resgata a pintura em retábulos de madeira para expressar a devoção do povo de Deus com a esperança da renovação por um mundo melhor, intitulada “Devoção”.
“Coisa Esquecida na Caixa de Pandora” é a exposição que estará em cartaz na Sala Frederico Trebbi, localizada no hall da Prefeitura Municipal. A mostra foi selecionada a partir do Edital de ocupação 001/2008. Neste trabalho, a artista, Letícia Costa Gomes pretende dar continuidade aos estudos poéticos referentes ao entrecruzamento nos conceitos proibidos da gravura – Monotopia – com os estudos referenciais mitológicos. Durante o vernissage os presentes irão contar com a apresentação musical das irmãs Juliana Rosenthal (cavaquinho), Mel Rosenthal (violão) e a participação especial da mãe, Inês Rosenthal em “Nosso Samba”.

Data: 03/10
Hora: 13:49
Redator: Natália Gidi

fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=15004