3 de mai. de 2008

Exposição "PERCURSOS DA LINHA" Espaço IDEA/FURG




Mostra Individual com abertura dia 08 de maio de 2008, quinta-feira, às 17:30h no Espaço IDEA da FURG.

Memorial Descritivo da Exposição “Percursos da Linha”

A Exposição “Percursos da Linha” representa, em um sentido literal da palavra, os caminhos que tenho percorrido através do trabalho que desenvolvo em gravura. A mostra abrange trabalhos que começaram a ser criados a partir dos estudos de minha graduação em Artes Visuais pela UFPel, onde associo questões específicas do ato de fazer gravura, aos estudos sobre mitologia greco-romana. A linha é para mim como o Fio de Ariadne para Teseu, a Teia para Aracne ou O Fio da Vida para as Moiras. Ela é instrumento que instiga e pode ter distintas interpretações.
Sobretudo, com as imagens surgidas da impressão da linha - as quais denomino Labirintos - convido o espectador a explorar metaforicamente sua percepção, conduzindo a geratriz do percurso – a linha, a estimular seus sentidos. Almejo com as gravuras revelar novos e até então indubitáveis significados existentes entre os rumos por vezes desconhecidos e incompreendidos da linha, desejo fazer o observador atentar aos sinais das sensações. Quando visto como complexo labirinto, o sentido da linha se expande, revelando através das imagens geradas – as possibilidades para empreender o processo de transformação no decurso dos caminhos e descaminhos.
No emaranhado das linhas que se conformam, são fornecidas inúmeras direções, provendo acesso a um importante ponto que ora pode ser o início ora o fim de um percurso e, por esse trajeto, o observador pode interagir sensivelmente com a obra e buscar em seu íntimo respostas para percorrer os rastros do emaranhado que ele vê, que pode ser entendido como sua vivência, sua história, sua memória.
O Labirinto provoca surpresas, instigando o olhar a trabalhar por associações que vão - passo-a-passo - sugerindo novos e inexplorados rumos.


Nenhum comentário: