14 de jun. de 2011

Falando de estampas: a dupla pied-de-poule e pied-de-coq

Tendência do outono/inverno 2011, os padrões pied-de-poule (pé-de-galinha) e pied-de-coq (pé-de-galo) se mostram realmente atemporais. Clássicos, no entanto estão nos guarda-roupas de gerações de avós, filhas e netas! Além de roupas como os tradicionais casacos em lã,  os padrões são vistos, por exemplo, em acessórios de moda dos mais diversos como bolsas, cachecóis, sapatos, e onde mais a imaginação e a tecnologia permitir! E não pense que a estampa fica por aqui! Objetos de decoração e revestimentos cerâmicos também partilham destes desenhos com muito estilo!


Pata de galinha/galo e sua interpretação para a estamparia (Fonte imagem)

Bolsa estilo carteira revestida com tecido em pied-de-coq (Fonte imagem)

Revestimento cerâmico Bisazza Pied de Poule nero (Fonte imagem)


Poltrona com revestimento padrão pied-de-poule (Fonte Imagem)


padrão pied-de-poule

 Pied-de-poule: tecido com uma padronagem ou estampa, geralmente em duas cores, cujo formato lembra um pé de galinha, característica que dá o nome, em francês, ao estilo do padrão. Quando tecido com fio tinto, possui cores diferentes na trama e no urdume, e é obtido por uma construção em sarja de batávia 4. Esse tipo de desenho é muito encontrado em tecidos de lã, de gramatura leve ou média. Na estamparia, pode ser visto em qualquer outro tipo de tecido, aplicado em calçados, bolsas, lenços, entre outros. (Fonte Portais da Moda)

padrão pied de coq

Pied-de-coq: tecido semelhante ao Pied-de-Poule, o Pied-de-Coq também é construído com ligação em sarja, geralmente em lã, com cores diferentes na trama e no urdume. O desenho formado por esse tipo de padrão é muito parecido com o Pied-de-Poule, que lembra o formato de um pé de galinha, no entanto, ele possui uma dimensão maior que o outro, que a ligação trata-se de uma sarja de batávia 8. Da mesma maneira, a padronagem pode ser tecida com fio tinto ou estampada. (Fonte Portais da Moda)

2 comentários:

Nem disse...

Adorei a explicação, só sabia do pé de galinha, que tá com tudo desde o ano passado, né? :P

LETÍCIA COSTA GOMES disse...

Pois é né Renata, sutis diferenças... acredito q estes padrões sejam atemporais, mas de tempos em tempos eles viram febre de novo!