16 de mar. de 2008

Panorama do espaço: galeria Dmae, PoA/RS - Mostra Desenho no Plural

Panorama do espaço: galeria Dmae, PoA/RS - Mostra Desenho no Plural

Lilian Maus enviou ao grupo da mostra Desenho no Plural o texto seguinte, referindo-se justamente à pluralidade do desenho...

Trecho de uma entrevista com Cildo Meireles: "O que é desenho para você? Seria preciso saber, antes, o que é o 'enho'. O DESenho talvez tenha alguma coisa a ver com a sombra, com o lado sombrio do desenhador. Revela, pela sombra, o lado claro das coisas. Ou talvez tenha alguma coisa a ver com a vida interior do sujeito, com o significado mais profundo e íntimo das coisas. Desenhar é um processo muito rápido. Mais rápido que o desenho só a mente. Entre as muitas linguagens ou procedimentos, o desenho é o que revela o menor tempo entre o momento da revelação e sua formalização.Para definir de outra forma do que é o desenho, Cildo narra algo que lhe ocorreu em Paraty, em 1969: Um dia, pela manhã, ao abrir a porta da casa senti uma vibração estranha no ar. Por puro instinto, olhando a minha direita, fechei um 'copo-de-leite', em cujo interior estava um beija-flor. Foi algo indescritível: pegar um beija-flor com a mão apenas para ter o prazer de libertá-lo. O ato de desenhar me dá uma sensação semelhante: vivenciar algo muito rápido, quase inapreensível. O desenho é algo tão frágil e veloz como o beija-flor."
______________________________________
Catálogo (2005) – Cildo Meireles: alguns desenhos (1963-2005), p. 57.

Um comentário:

LETÍCIA COSTA GOMES disse...

De: Roger Fraga Coutinho
Para: Letícia Costa Gomes
Data: 21/03/08 14:32

Oi Letícia !!!
Que bom amiga ver seu trabalho sendo tão bem apresentado!! Admiro teu grande proficionalismo e paixão pela tua profissão!Parábéns e que venham tantas outras exposições a atestarem a qualidade do teu trabalho artístico.